"Departamento de Estado dos EUA acusa Angola de mortes arbitrárias, e detenções ilegais"
Relatório do Departamento de Estado dos EUA acusa Angola de mortes arbitrárias, detenções ilegais e censura à imprensa, em 2024. Mas o ativista Florindo Chivucute diz que a situação piorou de lá para cá
Saiu o relatório de Práticas de Direitos Humanos de 2024 do Departamento de Estado dos EUA. Um dos países com nota negativa é Angola.
Segundo o documento, "os casos mais significativos relacionados com os direitos humanos incluíram relatos credíveis de: mortes arbitrárias ou ilegais; tratamento ou punição cruel, desumano ou degradante; detenções ou prisões arbitrárias; restrições graves à liberdade de expressão e à liberdade dos media, incluindo ameaças de violência contra jornalistas, detenções ou processos injustificados contra jornalistas, ou censura."
O preâmbulo do relatório da administração norte-americana sobre direitos humanos aponta ainda para a "proibição de sindicatos independentes ou restrições significativas ou sistemáticas à liberdade de associação dos trabalhadores" e destaca a persistente problemática dos casamentos infantis, Ler mais na Fonte (DW)
Ouvir o Discurso do Donald Trump por baixo: